Descrição do produto

Lançado em 1936, Usina é a continuação direta dos eventos ocorridos em Banguê. O livro é o quarto do que se convencionou denominar, dentro da obra do escritor paraibano, o “Ciclo da Cana-de-Açúcar”, série iniciada pelo romance Menino de engenho, de 1932. A edição da Global Editora está prevista para lançamento em agosto de 2021.

Na obra, o protagonista é Ricardo, apresentado em “Menino de Engenho”. No livro, Ricardo volta ao engenho Santa Rosa após cumprir prisão em Fernando de Noronha, e encontra o mundo que conhecia completamente transformado pela industrialização. Essa adaptação a uma realidade estranha, com códigos de conduta diferentes e nova organização social se apresenta mais penosa do que os anos de reclusão na prisão.

Do ponto de vista econômico e social, "Usina" retrata o fim do ciclo da tradição rural nordestina dos engenho, e o momento da chegada das maquinas e a decadência dessa economia para toda a região.

A edição de Usina publicada pela Global traz texto de apresentação da obra de Mariana Chaguri, Doutora em Sociologia e professora de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas

SOBRE O AUTOR: José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba e faleceu em 12 de setembro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Publicou em 1932 seu primeiro livro, Menino de engenho, romance que foi seu passaporte de entrada para a história do moderno romance brasileiro. Além de romancista, também contista, cronista, tradutor e jornalista, tendo contribuído ao longo de sua vida para vários periódicos brasileiros. Teve livros traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, dentre outras línguas. Em 1956, ano anterior ao de seu falecimento, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras.

Características

AutorREGO, JOSE LINS DO
EditoraGLOBAL EDITORA
ISBN9786556121079
Ano Publicação2021
Dimensões21,00x14,00x1,50
Páginas376
AcabamentoBROCHURA
AssuntoLITERATURA BRASILEIRA
IdiomaPortuguês
Biografia do autorJosé Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba e faleceu em 12 de setembro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Publicou em 1932 seu primeiro livro, Menino de engenho, romance que foi seu passaporte de entrada para a história do moderno romance brasileiro. Além de romancista, também contista, cronista, tradutor e jornalista, tendo contribuído ao longo de sua vida para vários periódicos brasileiros. Teve livros traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, dentre outras línguas. Em 1956, ano anterior ao de seu falecimento, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras.

Produtos Relacionados

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.