• Enviamos para todo o Brasil!
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Crimes a moda antiga - darkside

SKU: L99101300A
Valor no Cartão
R$ 55,85
Em até 10x sem juros
Valor no Pix
R$ 53,06
-5%
no PIX
Não sei o meu CEP
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Produto indisponível!Podemos avisar você quando estiver disponível?

Descrição do produto

Crimes emblemáticos ocorridos no Brasil do início do século XX pela verve única de Valêncio Xavier

 

Um dos nomes mais importantes da literatura experimental brasileira, Valêncio Xavier produziu obras singulares onde texto e imagem se completam para criar documentos literários enraizados no factual e abraçados pela sua verve ficcional. Xavier trilhou um caminho probatório distinto que encontrava nas esquinas da vida e nas próprias experiências a verdadeira matéria-prima para sua literatura. O grotesco da alma humana, associado ao tom sensacionalista e especulativo do jornalismo policial do início do século XX, reverberou e deu uma identidade eterna à obra de Xavier. Fatos, colagens, documentos, revistas, jornais, fotos e ilustrações transformaram sua forma de contar história em documento vivo.

É com muito orgulho que a DarkSide® Books apresenta Crimes à Moda Antiga, que reúne oito dos seus contos verdade em que o autor reconstrói — em seu estilo insólito e inimitável —crimes cometidos no país no início do século passado. Todos baseados em histórias reais, eles exigiram do autor pesquisas no Arquivo Oficial e na Biblioteca Pública de São Paulo e Curitiba, e contam com ilustrações feitas por seu sobrinho, Sergio Niculitcheff, e pelo próprio Valêncio em uma das histórias, que ajudam a compor uma narrativa desconcertante, incômoda, mas não menos instigante.

“Todos os livros de Valêncio Xavier têm como fio da meada essa abordagem pouco reconfortante da morte e das perversidades do sexo, numa potencialização superlativa de sua similaridade autoral com o universo da obra de Dalton Trevisan, outro autor cuja poética igualmente está fundada nos descalabros do convívio social entre anônimos”, afirma o escritor Joca Terron no Posfácio do livro.

Crimes à Moda Antiga recupera algumas das mais emblemáticas histórias criminais do início do século passado que aconteceram em São Paulo — como os crimes de Rocca e Carletto, o crime da Galeria Cristal, dois dos mais conhecidos crimes da mala, além de apresentar as atrocidades de Febrônio, um serial killer com delírios religiosos — e traz também um caso acontecido em Curitiba, cidade onde o autor se estabeleceu e viveu a maior parte da sua vida.

“Publicadas originalmente em 1978 e 1979 na revista Atenção, de Curitiba, as narrativas misturam o tom sensacionalista dos cinedocumentários e das reportagens de rádio, recuperando na maior parte casos ocorridos numa São Paulo ainda estagiária da sua corrente condição de metrópole refém dos muros eletrificados e da ultraviolência do crime organizado”, acrescenta Terron.

 

Os crimes são motivados por diversos fatores, geralmente banais, como a cobiça dos ladrões, a honra ferida de um marido traído ou o ciúme. O texto de Valêncio se aproxima do relato jornalístico, e intercala momentos factuais com depoimentos das vítimas, relatórios policiais e demais informações que ajudam a compor a época, as cenas dos crimes e seus desdobramentos, mas também abraçados pela ficção.

 

Crimes à Moda Antiga inaugura a publicação do trabalho do autor na DarkSide® Books e vai fazer com o que o leitor reviva momentos marcantes da nossa história criminal através do olhar único e perspicaz de Valêncio Xavier.

SOBRE O AUTOR: Valêncio Xavier Niculitcheff nasceu em São Paulo, em 1933. Mudou-se para Curitiba as 21 anos, de onde nunca mais saiu. Dedicou-se à escrita e ao cinema, trabalhando para jornais ao mesmo tempo que escrevia roteiros e dirigia filmes. Fundou a Cinemateca de Curitiba e trabalhou em museus e espaços culturais. Um dos nomes mais reconhecidos da literatura experimental brasileira, escreveu grande número de narrativas em jornais e revistas, como Nicolau, Revista da USP e o caderno Mais!, da Folha de S. Paulo. Entre suas publicações, destacam-se O Mez da Grippe (Companhia das Letras, 1998; Arte & Letra, 2020), Meu 7º Dia (Ciência do Acidente, 1998), Minha Mãe Morrendo e o Menino Mentindo (Companhia das Letras, 2001), Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (Companhia das Letras, 2006) e os contos “Minha História Dele” (Ficções, n. 1, 1998) e “Meu Nome é José”, na coletânea A Alegria (Publifolha, 2002). Também traduziu, com Maria Helena Arrigucci, Conversa na Sicília (Cosac Naify, 2002), de Elio Vittorini. Atuou como consultor de imagem em cinema, roteirista e diretor de tv. Como cineasta, recebeu o prêmio de Melhor Filme de Ficção na IX Jornada Brasileira de Curta-Metragem, por Caro Signore Feline. Dirigiu, entre outros, O Pão Negro — Um Episódio da Colônia Cecília e Os 11 de Curitiba, Todos Nós. Faleceu em 2008.

Características

Características Gerais

Autor
XAVIER, VALENCIO
Editora
DARKSIDE
ISBN
9786555983463
Ano Publicação
2023
Dimensões
23,00x16,00x2,00
Páginas
160
Acabamento
CAPA DURA
Assunto
HISTORIAS CURTAS
Idioma
Português
Biografia do autor
Valêncio Xavier Niculitcheff nasceu em São Paulo, em 1933. Mudou-se para Curitiba as 21 anos, de onde nunca mais saiu. Dedicou-se à escrita e ao cinema, trabalhando para jornais ao mesmo tempo que escrevia roteiros e dirigia filmes. Fundou a Cinemateca de Curitiba e trabalhou em museus e espaços culturais. Um dos nomes mais reconhecidos da literatura experimental brasileira, escreveu grande número de narrativas em jornais e revistas, como Nicolau, Revista da USP e o caderno Mais!, da Folha de S. Paulo. Entre suas publicações, destacam-se O Mez da Grippe (Companhia das Letras, 1998
Arte & Letra, 2020), Meu 7º Dia (Ciência do Acidente, 1998), Minha Mãe Morrendo e o Menino Mentindo (Companhia das Letras, 2001), Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (Companhia das Letras, 2006) e os contos “Minha História Dele” (Ficções, n. 1, 1998) e “Meu Nome é José”, na coletânea A Ale

Produtos Relacionados

Sem Avaliações

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!

Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.