• Enviamos para todo o Brasil!
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Descrição do produto

Com poemas fortemente articulados entre si e de vocação minimalista, Sol descalço evidencia o talento de Carlos Cardoso entre o que há de melhor na poesia brasileira contemporânea.

 

Nesta reunião de poemas, que incluem textos do início da produção literária do autor, Carlos Cardoso mostra sua força no contraste entre a poética da depuração e do verso discursivo, alinhavando referências religiosas e sacrílegas para criar uma poesia do despojamento, transparente, descalça.

Da apresentação de Italo Moriconi: “Sol descalço nos permite descortinar as fontes mais originárias da sensibilidade poética de Carlos. Se Melancolia evidenciava maturidade técnica e temática, composta por um corpo orgânico de poemas em torno do tema-título e das metáforas que o representavam (a principal sendo a figura da pedra), o presente volume é mais como um palimpsesto, em que podem ser discernidas camadas diferentes da evolução do poeta.

Um poeta que não luta com as palavras, como Drummond. Apega-se a elas como boias salvadoras em pleno perigo de naufrágio. Temos aqui uma poesia rascante, sem concessões ao sentimentalismo banal, mas que não deixa de mirar o amor.”

O crítico literário ainda destaca a segunda parte da obra: “Seu coração, seu núcleo. Ela vai de “Eu serei noite e serei dia” (p. 37) até “Eu sigo a esmo” (p. 59). Alguns dos poemas nessa sequência, eles próprios seriais, integram o que há de melhor no cenário da poesia contemporânea brasileira.” 

As palavras de Marco Lucchesi, que assina o texto de orelha, resume o lançamento de Carlos Cardoso: “Sol descalço reúne uma diversidade concentrada de tendências que confirma, uma vez mais, o percurso atento e sensível de um sol intenso e delicado.”

SOBRE O AUTOR:

Carlos Cardoso é engenheiro, natural do Rio de Janeiro. Destaque de sua geração, é considerado o representante de uma nova poética no país. É autor de Melancolia (Record, 2019), vencedor do Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia de 2019.

Características

Características Gerais

Autor
CARDOSO, CARLOS
Editora
RECORD
ISBN
9788501118608
Ano Publicação
2021
Dimensões
21,00x13,50x0,60
Páginas
76
Acabamento
BROCHURA
Assunto
LITERATURA ESTRANGEIRA
POESIA
Idioma
Português
Biografia do autor

Carlos Cardoso é engenheiro, natural do Rio de Janeiro. Destaque de sua geração, é considerado o representante de uma nova poética no país. É autor de Melancolia (Record, 2019), vencedor do Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia de 2019.

Produtos Relacionados

Sem Avaliações

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!

Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.