Píppi, uma das personagens mais encantadoras da literatura infantil, é uma menina que realiza sonhos de liberdade e aventura com seus amigos.
Autora de mais de oitenta livros já traduzidos no mundo inteiro, a sueca Astrid Lindgren escreveu Píppi Meialonga em 1945, como presente para os dez anos de sua filha. Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida, com um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas — bem esquisitas — e sua comida: biscoitos, panquecas e sanduíches. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua e é muito confiante: luta contra cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, afugenta dois ladrões e enfrenta um touro à unha. Nada convencional, ela causa espanto, confusão e gargalhadas (principalmente nos leitores!) por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa de seus vizinhos.
Indicado para leitores a partir de 6 anos.
SOBRE O AUTOR: ASTRID LINDGREN nasceu em Vimmerby, na Suécia, em 1907. Escreveu mais de quarenta livros para crianças e vendeu cerca de 165 milhões de exemplares no mundo inteiro. Uma vez comentou: “Eu escrevo para divertir a criança que vive dentro de mim, só espero que outras crianças também se divirtam”. Muitas das histórias de Astrid Lindgren foram baseadas em suas memórias de infância e são repletas de personagens cheias de vida e pouco convencionais, como Píppi Meialonga, provavelmente a mais conhecida. Entre os prêmios de literatura que recebeu, está o prestigiado Hans Christian Andersen. Ela morreu em 2002.