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Descrição do produto

Este sexto volume da série aborda princípios, fundamentos e diretrizes da avaliação institucional da escola como fundamental instrumento da gestão escolar e condição com a qual a mesma passa a ter condições de estabelecer de modo consistente os avanços e melhorias necessários para a qualidade dos processos educacionais que compete à gestão promover. A avaliação institucional da escola realizada por iniciativa do próprio estabelecimento de ensino exerce o papel de empoderamento e construção da autonomia escolar, assim como permite à escola divulgar aos pais e à comunidade o seu modo de trabalho, o seu esforço e os seus resultados, o que é imprescindível para a sua credibilidade. SOBRE O AUTOR: Apresentação dos Cadernos de Gestão, 13 Apresentação deste volume, 19 1 A avaliação institucional da escola como função da gestão escolar e seus significados, 27 1.1 A avaliação institucional como instrumento de gestão escolar, 28 1.2 A complexidade e o caráter investigativo da avaliação institucional no contexto da gestão escolar, 37 1.3 Significados da avaliação institucional, 39 1) Avaliação como autoconhecimento, 42 2) Avaliação institucional como processo de autoavaliação, 46 3) Avaliação como construção coletiva, 50 4) Avaliação como feedback, 52 5) Avaliação como processo de transformação, 57 6) Avaliação como processo aberto e contextualizado, 59 7) Avaliação como responsabilidade e prestação de contas (accountability), 61 2 Fundamentos da avaliação institucional da escola, 65 1) Pressupostos da avaliação institucional, 65 2) Princípios da avaliação institucional, 70 3) Objetivos da avaliação institucional, 76 3 A avaliação institucional segundo uma visão sistêmica, 81 1) A necessidade de superação da lógica fragmentadora, 84 2) O planejamento sistêmico da avaliação institucional, 89 3) A lógica da interpretação sistêmica, 110 4 A preparação da escola para a realização da avaliação institucional e contribuições para sua realização, 117 1) Depoimentos de ganhos obtidos com a prática de autoavaliação, 117 2) Limitações a serem enfrentadas na realização da autoavaliação, 125 3) A utilização dos resultados de avaliação institucional na elaboração de plano de melhoria, 130 Referências, 133 Lista das figuras, 137 Anexos, 139 1 Provas de avaliação sistêmica em âmbito federal e estadual, 141 2 O prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, 151

Características

Características Gerais

Autor
LUCK, HELOISA
Editora
VOZES (CTBA)
ISBN
9788532642912
Ano Publicação
2012
Dimensões
18,00x12,00x0,90
Páginas
160
Acabamento
BROCHURA
Assunto
PEDAGOGIA
Idioma
Português
Biografia do autor
Apresentação dos Cadernos de Gestão, 13 Apresentação deste volume, 19 1 A avaliação institucional da escola como função da gestão escolar e seus significados, 27 1.1 A avaliação institucional como instrumento de gestão escolar, 28 1.2 A complexidade e o caráter investigativo da avaliação institucional no contexto da gestão escolar, 37 1.3 Significados da avaliação institucional, 39 1) Avaliação como autoconhecimento, 42 2) Avaliação institucional como processo de autoavaliação, 46 3) Avaliação como construção coletiva, 50 4) Avaliação como feedback, 52 5) Avaliação como processo de transformação, 57 6) Avaliação como processo aberto e contextualizado, 59 7) Avaliação como responsabilidade e prestação de contas (accountability), 61 2 Fundamentos da avaliação institucional da escola, 65 1) Pressupostos da avaliação institucional, 65 2) Princípios da avaliação institucional, 70 3) O

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