O imaginário do mestre do realismo mágico latino-americano retratado em seis contos ilustrados
Criado pelos avós, Gabriel García Márquez dizia que foi por causa da avó que ele se apaixonou pelas histórias contadas. Ele sempre se recordava com muito carinho dos relatos que ela compartilhava com ele quando era pequeno.
Os seis contos reunidos neste livro retratam o imaginário do grande autor colombiano e têm em comum a presença de uma criança. Essas comoventes histórias são ilustradas pela premiada Carme Solé Vendrell, única pessoa que deu vida aos escritos de García Márquez, com a permissão do próprio autor. Fiel à magia de sua prosa, as ilustrações iluminam as delicadas reflexões sobre a infância que marcou o Prêmio Nobel de Literatura. Histórias fascinantes das quais jovens e adultos se lembrarão para sempre.
O conto “A sesta de terça-feira” acompanha uma mulher que, com uma menina, tenta se proteger do sol abrasador com um guarda-chuva preto andando pelas ruas desertas de um povoado.
Em “Um senhor muito velho com umas asas enormes”, acompanhamos o misterioso aparecimento de um idoso alado na casa de um homem muito simples. Seria ele um anjo enviado do céu?
Em “A última viagem do navio fantasma”, um homem se recorda da noite de sua juventude na qual um navio encalhou no litoral de uma pequena cidade caribenha.
“O verão feliz da senhora Forbes” conta a história de dois irmãos que são mandados para a Sicília durante as férias. E eles não imaginavam que teriam a rígida senhora Forbes como sua vigilante. Eles aprontam todas com ela e vivem pensando e maneiras de se livrarem dela.
O quinto conto relata as aventuras de dois irmãos que descobrem que “A luz é como a água”. Quando seus pais saem de casa, eles ''abrem a luz'' e navegam pelas cascatas que inundavam sua casa. E essa brincadeira tem um final surpreendente.
Em “Maria dos Prazeres”, o leitor conhece a história de uma anciã que está convencida de que irá morrer antes do Natal, após um sonho premonitório.
O universo criativo e encantado do Prêmio Nobel de Literatura é retratado nesta obra que se utiliza de fabulações povoadas por situações oníricas que estimulam, divertem e impressionam. Assim, o autor nos faz refletir sobre poder, amor, amizade, política e História, usando a mitologia e o cotidiano da América Latina como cenário de seu universo fantástico.
SOBRE O AUTOR:Gabriel García Márquez nasceu em 1928 na aldeia de Aracataca, nas imediações de Barranquilla, Colômbia. Autor de alguns dos maiores romances do século XX e mestre do realismo mágico latino-americano, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre suas principais obras estão Cem anos de solidão, O amor nos tempos do cólera, Crônica de uma morte anunciada, Doze contos peregrinos, Ninguém escreve ao coronel e Memória de minhas putas tristes. Gabo faleceu em 2014.
Carme Solé Vendrell nasceu em Barcelona e é uma ilustradora premiada que, com mais de cinquenta anos de carreira, ilustrou mais de cem livros. Foi a única pessoa que deu vida aos escritos de García Márquez, com a permissão do próprio autor.