O QUE VOCÊ FARÁ QUANDO SUA IA SE COMPORTAR MAL?
A promessa da inteligência artificial é automatizar a tomada de decisões em escala, mas isso significa que a IA também automatiza o risco em escala. Você está preparado para esse risco? Muitas empresas já sofreram danos reais quando seus algoritmos ocasionaram resultados discriminatórios, violações da privacidade e até mesmo consequências mortais. Carros autônomos atropelaram pedestres; algoritmos de RH têm impedido mulheres de participarem de processos seletivos; os sistemas de financiamento imobiliário negaram empréstimos a minorias qualificadas. E muitas vezes as empresas que implementaram a IA não conseguiram explicar as decisões tomadas.
A ética de IA não é apenas uma curiosidade acadêmica; é uma necessidade de negócios. Em Máquinas Éticas, Reid Blackman fornece tudo o que você precisa para entender a ética da IA. Ele o ajudará a desenvolver, adquirir e implementá-la de maneira que não seja apenas ética, mas também segura em termos de reputação, compliance regulatório e posicionamento jurídico da sua organização — e em escala. Não se preocupe: o propósito do livro não é ponderar sobre questões profundas e existenciais envolvendo ética e tecnologia. A escrita clara e acessível de Blackman facilita o entendimento da ética, conceito complexo e muitas vezes incompreendido e a torna acionável ao abordar os três grandes riscos de IA — viés, explicabilidade e privacidade — e elenca o que fazer (e o que não fazer) para mitigá-los.
Com abordagens práticas, desde escrever um código de princípios de IA consistente até criar equipes que avaliem os riscos éticos, Máquinas Éticas é o único guia necessário para garantir que a IA promova os objetivos da sua empresa, em vez de comprometê-los.
SOBRE O AUTOR: REID BLACKMAN, PhD, é o fundador e CEO da Virtue, onde trabalha com empresas para integrar a mitigação de riscos éticos no desenvolvimento, aquisição e implementação de produtos tecnológicos emergentes. Fez parte do Conselho Consultivo de IA da EY, é membro da Iniciativa de Design Eticamente Alinhado do IEEE e voluntário como Diretor de Ética da Government Blockchain Association, sem fins lucrativos. Blackman é palestrante sobre ética de IA, muito requisitado, seu perfil de trabalho foi publicado no Wall Street Journal. Já contribuiu com vários artigos para Harvard Business Review, TechCrunch, VentureBeat e mais. Antes de fundar a Virtue, foi professor de filosofia na Universidade de Colgate e na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill. Fundou uma empresa atacadista de fogos de artifício e já foi instrutor de trapézio voador.