Descrição do produto
Neste livro, Vladimir Safatle mostra como o pensamento e a clínica de Jacques Lacan importam para aqueles que querem pensar a política para além do jogo de forças entre instituições e domínios de representação. Examinando os quatro conceitos fundamentais da política para a psicanálise - a saber: identificação, gozo, transferência e ato -, Safatle emprega a psicanálise como dispositivo crítico e prática transformativa contra a dominação conformista que a psicologia de cada época mobiliza como ideologia. Como a família conta em nosso processo de subjetivação, determinando horizontes de produção de autoridade? Como as formas religiosas se entranham em nossos processos de trabalho e produção de valor? Como nossas identidades tornam-se políticas no interior de sistemas de gestão de saber? Como pensar uma noção alternativa de liberdade considerando a experiência concreta de Lacan na organização de sua Escola de Psicanálise, de modo a sincronizar ato psicanalítico e processo revolucionário? Estas são perguntas crucias postas em circulação por este livro. Trabalho necessário tanto para entender como transformar a realidade de opressão, que enfrentamos hoje, quanto para fazê-lo em consideração ao desejo, no horizonte da subjetividade de nossa época.
Christian Dunker
Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP SOBRE O AUTOR: Vladimir Safatle nasceu em 1973, em Santiago, Chile. Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), foi professor e pesquisador convidado de diversas instituições de ensino internacionais, de países como França, Bélgica, Inglaterra e África do Sul. Um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), é ainda membro do conselho diretivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP) e bolsista de produtividade do CNPq. Com livros e artigos traduzidos para inglês, francês, japonês, espanhol, sueco, italiano, catalão e alemão, suas publicações versam sobre psicanálise, teoria do reconhecimento, filosofia da música, filosofia política, filosofia francesa contemporânea e reflexão sobre a tradição dialética pós-hegeliana. Pela Autêntica, publicou: Dar corpo ao impossível: o sentido da dialética a partir de Theodor Adorno (2019), Introdução a Jacques Lacan (2017) e O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo (2016).
Características
AutorSAFATLE, VLADIMIR
EditoraAUTENTICA BH
ISBN9786586040814
Ano Publicação2020
Dimensões21,00x14,00x1,00
Páginas176
AcabamentoBROCHURA
AssuntoPSICOLOGIA
IdiomaPortuguês
Biografia do autorVladimir Safatle nasceu em 1973, em Santiago, Chile. Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), foi professor e pesquisador convidado de diversas instituições de ensino internacionais, de países como França, Bélgica, Inglaterra e África do Sul. Um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), é ainda membro do conselho diretivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP) e bolsista de produtividade do CNPq. Com livros e artigos traduzidos para inglês, francês, japonês, espanhol, sueco, italiano, catalão e alemão, suas publicações versam sobre psicanálise, teoria do reconhecimento, filosofia da música, filosofia política, filosofia francesa contemporânea e reflexão sobre a tradição dialética pós-hegeliana. Pela Autêntica, publicou: Dar corpo ao impossível: o sentido da di