• Enviamos para todo o Brasil!
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Descrição do produto

“Não! As mulheres pré-históricas não passavam o tempo varrendo a caverna! E se elas também tiverem pintado Lascaux, caçado bisões, talhado ferramentas e protagonizado a origem das inovações e dos avanços sociais?”

 

Com essa provocação, a proeminente arqueóloga e pré-historiadora francesa Marylène Patou-Mathis começa este minucioso livro sobre arqueologia de gênero. O imaginário sociocultural forjou a ideia de que, na pré-história, as mulheres eram coletoras delicadas e vulneráveis, restritas ao espaço doméstico e familiar. É comum também serem retratadas sendo arrastadas pelo cabelo por homens portando um tacape, levadas como troféus de caça.

Patou-Mathis revela uma mulher pré-histórica além dessas representaçõesrepetidas à exaustão desde os primeiros historiadores e arqueólogos, todos eles homens, até a atualidade. Essas imagens – um reflexo dos valores sociais, ainda patriarcais e burgueses – estão sendo corrigidas por mulheres que apenas recentemente tomaram espaço na Academia e nos laboratórios. Elas vêm causando revoluções no nosso modo de compreender esse período vivido pela humanidade, como a comprovação da existência de guerreiras vikingse a valorização da figura da coletora como essencial para o desenvolvimento civilizatório.

O homem pré-histórico também é mulher: uma história da invisibilidade das mulheres corrige um mal-entendido secular, pois não só dá voz a nossas ancestrais – tantas vezes caladas –, mas também reconstitui sua dignidade, com argumentos sólidos e embasados nas pesquisas mais recentes da arqueologia e da pré-história.

Esta edição brasileira apresenta ainda prefácio da historiadora social Giovana Xavier e posfácio da jornalista e ativista Renata Tupinambá, que expandem o significado do livro, comentando-o a partir de uma visão negra, indígena e latino-americana.

 

“Marylène Patou-Mathis traz boas notícias que fornecem nova munição para a luta contra argumentos naturalistas.” -Elle

SOBRE O AUTOR: Marylène Patou-Mathis é uma pré-historiadora apaixonada por aprender sobre o comportamento dos primeiros humanos, especialmente dos neandertais. É diretora de pesquisa no Centre National de La Recherche Scientifique e trabalha no departamento de Humanidade e Meio Ambiente no Museu de História Natural, ambos de Paris. Escreveu inúmeros livros sobre a temática pré-histórica. Este é o seu primeiro livro pela Rosa dos Tempos.

Características

Características Gerais

Autor
MATHIS, MARYLENE PATOU
Editora
RECORD
ISBN
9786589828112
Ano Publicação
2022
Dimensões
22,50x15,50x1,60
Páginas
322
Acabamento
BROCHURA
Assunto
HISTORIA
Idioma
Português
Biografia do autor
Marylène Patou-Mathis é uma pré-historiadora apaixonada por aprender sobre o comportamento dos primeiros humanos, especialmente dos neandertais. É diretora de pesquisa no Centre National de La Recherche Scientifique e trabalha no departamento de Humanidade e Meio Ambiente no Museu de História Natural, ambos de Paris. Escreveu inúmeros livros sobre a temática pré-histórica. Este é o seu primeiro livro pela Rosa dos Tempos.

Produtos Relacionados

Sem Avaliações

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!

Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.