• Enviamos para todo o Brasil!
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Heranca do golpe, a

SKU: L99094815A
Valor no Cartão
R$ 54,90
Em até 10x sem juros
Valor no Pix
R$ 52,16
-5%
no PIX
Não sei o meu CEP
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Produto indisponível!Podemos avisar você quando estiver disponível?

Descrição do produto

"

Conheça as redes de interesses e o que fez do golpe de 2016 uma das manobras políticas mais torpes da história do Brasil, evidenciando os mecanismos que permitiram às elites manipular a população em benefício próprio.

 

Pouquíssimos intelectuais e comentaristas políticos tinham tanta certeza quanto Jessé Souza de que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff se tratava da fachada perfeita para um típico golpe de Estado à moda brasileira. Naquele momento alarmante da política nacional, Jessé Souza cumpriu uma difícil tarefa: explicar como a “cultura de golpes de Estado”, promovida historicamente pela elite contra as políticas públicas de inclusão dos mais pobres – como aconteceu com Getúlio Vargas e João Goulart –, estava em franca atuação sem que a população se desse conta disso.

O golpe de 2016 recolocou em cena o falso moralismo da classe média indignada, que se valeu do argumento do “combate à corrupção” para, na prática, manter seus privilégios diante dos mais pobres e a exclusividade da primeira fila de sustentação da elite. Essa indignação se descolou dos grandes protestos de 2013 para ganhar a representação, manipulada e inflada pela mídia, da “vontade popular” que tomou as ruas nos atos pró-impeachment, anos depois. A associação imediata desse descontentamento ao aparato jurídico-policial do Estado – que tinha a força-tarefa da Operação Lava Jato como testa de ferro e Sergio Moro como uma espécie de super-herói anticorrupção – devastou nossa jovem democracia e gerou um fenômeno reacionário e popular nunca antes visto na história da vida pública brasileira.

A herança do golpe, portanto, não é o governo Michel Temer, como primeiramente se poderia crer. A herança do golpe é o bolsonarismo, um conjunto de manipulações cognitivas e emocionais que explora a fragilidade das pessoas que não conhecem as razões de sua pobreza e humilhação. É justamente essa estratégia de dominação – fruto de uma ideologia racista, excludente e autoritária – que Jessé Souza objetiva desarmar neste livro. Uma contribuição imperiosa para entender o Brasil contemporâneo e seus desafios sociais mais emergentes.

" SOBRE O AUTOR:

Jesse´ Souza (Natal/RN, 1960) e´ graduado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília, doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg e po´s-doutor em psicanálise e filosofia na New School of Social Research. De 2015 a 2016, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), período em que se estabeleceu como uma das principais vozes contra o impeachment de Dilma Rousseff. Desde 2017, é professor titular de sociologia da Universidade Federal do ABC. Autor de Brasil dos humilhados e de mais trinta livros, além de artigos e ensaios publicados em vários idiomas, é um dos intelectuais públicos mais notáveis em atividade no país. A herança do golpe, edição revista e ampliada de A radiografia do golpe – livro de ciências políticas que alcançou grande repercussão na última década –, é seu segundo título publicado pela Editora Civilização Brasileira, sua nova casa editorial.

Características

Características Gerais

Autor
SOUZA, JESSE
Editora
CIVILIZACAO BRASILEI
ISBN
9786558020707
Ano Publicação
2022
Dimensões
22,50x15,50x1,20
Páginas
182
Acabamento
BROCHURA
Assunto
CIENCIAS SOCIAIS
SOCIOLOGIA
Idioma
Português
Biografia do autor

Jesse´ Souza (Natal/RN, 1960) e´ graduado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília, doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg e po´s-doutor em psicanálise e filosofia na New School of Social Research. De 2015 a 2016, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), período em que se estabeleceu como uma das principais vozes contra o impeachment de Dilma Rousseff. Desde 2017, é professor titular de sociologia da Universidade Federal do ABC. Autor de Brasil dos humilhados e de mais trinta livros, além de artigos e ensaios publicados em vários idiomas, é um dos intelectuais públicos mais notáveis em atividade no país. A herança do golpe, edição revista e ampliada de A radiografia do golpe – livro de ciências políticas que alcançou grande repercussão na última década –, é seu segundo título publicado pela Editora Civili

Produtos Relacionados

Sem Avaliações

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!

Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.