No 50º aniversário da primeira edição, um dos livros mais importantes de Gilles Deleuze volta às livrarias pela Paz e Terra.
Concebido como tese de doutorado e publicado originalmente em 1968, Diferença e repetição mostra como o projeto filosófico de Gilles Deleuze elabora uma “geografia” que distingue o espaço de um pensamento da representação (ortodoxo, metafísico, moral, racional) do espaço de um pensamento da diferença (pluralista, ontológico, ético, trágico).
Inspirado sobretudo em Nietzsche, Deleuze situa esta obra no espaço de um pensamento “sem imagem”, capaz de pensar uma diferença que não se subordine à identidade e uma repetição que não seja mecânica. E, para isso, elabora uma filosofia da diferença, em termos de uma doutrina transcendental das faculdades - que constitui o âmago da filosofia deleuziana.
Diferença e repetição é também a realização mais rigorosa do procedimento pelo qual Deleuze relaciona filósofos, cientistas, escritores e artistas que expressam um estilo “intempestivo” de pensar; procedimento em que a repetição de um pensamento - com o objetivo de utilizá-lo como instrumento ou como operador - não busca sua identidade, mas a afirmação de sua diferença.
" SOBRE O AUTOR:Gilles Deleuze (1925-1995) foi um filósofo francês, ícone dos movimentos libertários de 1968 - ano de publicação deste livro, que originalmente foi escrito como tese de doutorado. Graduou-se pela Universidade de Sorbonne (Paris), onde posteriormente lecionou. Também deu aulas nas universidades de Lyon e de Vincennes, na França. Foi influenciado por pensadores como Baruch Espinosa e Friedrich Nietzsche, e criou conceitos fundamentais para a filosofia contemporânea. É autor de mais de trinta livros.