• Enviamos para todo o Brasil!
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

x
55680729g
Dicionario da historia social do samba
R$ 85,41

Descrição do produto

"

Dicionário da história social do samba, o vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção

 

Expressão da cultura marginal carioca do início do século XX, o samba resistiu a décadas de racismo e preconceito estético, e se tornou parte inextrincável da identidade nacional brasileira. Nesta obra de referência pioneira, Nei Lopes e Luiz Antonio Simas – grandes estudiosos do tema – inscrevem o valor da negritude e da história dos negros na criação e na fixação do samba, e a ambígua inserção dessa cultura musical na sociedade de consumo.

Mais do que apenas descrever conceitos, neste importante dicionário – que recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não ficção (2016) –,  os autores reconstroem a memória cultural de nosso país. Os verbetes organizam a trama que compõe o enredo dessa narrativa: a repressão explícita dos primeiros tempos; as escolas de samba, os pagodes e rodas como polos de resistência; a distribuição geográfica desses espaços; o samba como gênero de música popular, com seus múltiplos e diversos subgêneros e estilos e suas diferenças regionais. E, principalmente, destacam os nomes fundamentais que fizeram essa história: compositores, instrumentistas, regentes, cantores, dançarinos, cenógrafos, diretores, entre outros.

Nas palavras de Rachel Valença, escritora e pesquisadora do samba: “O grande mérito do livro de Nei e Simas está no fato de que não se limita a nos fornecer informação (e quanta!) sobre o samba, seus gêneros e seus expoentes: leva-nos também a uma reflexão sobre mitos, preconceitos e meias-verdades que acompanharam o samba ao longo de sua vitoriosa trajetória de um século. Sua leitura faz entender melhor a sociedade em que vivemos, na qual o samba se impôs, resistindo a uma visão limitadora de cultura, identificada a erudição, que o enxergava como folclore, como algo pitoresco, que se consegue simplesmente tolerar.

“A tudo isso o samba urbano carioca sobrevive, aqui ou Brasil afora, com suas malandras estratégias de resistência, buscando o difícil equilíbrio entre a renovação e a preservação da identidade, que lhe garante a enorme força que vem da origem. Uma luta bonita de ver e de viver, com avanços e recuos, com ginga e meneios, com malícia e sabedoria, é a que este livro relata na forma de verbetes que se sucedem em história. Vale a pena ler e refletir.”

Dicionário social da história do samba é uma obra de referência que merece estar na estante de todos os curiosos, interessados ou aficionados por esse ritmo tão brasileiro!

" SOBRE O AUTOR: "

Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi compositor da Acadêmicos do Salgueiro e dirigente da Unidos de Vila Isabel. Autor e intérprete, ao lado de praticamente todos os grandes nomes do samba, desde a década de 1970 incursou também por outros caminhos musicais, em parcerias consagradas com Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Moacir Santos, entre outros. Escritor e ficcionista, tem obra fortemente lastreada na cultura e no universo do samba. Pela Civilização Brasileira, publicou Dicionário  da antiguidade africana.

 

Luiz Antonio Simas é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi consultor do acervo Música de Carnaval do MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – e jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do carnaval carioca. Tem diversos livros e artigos publicados, notadamente sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro e suas comunidades. É autor, entre outros, de Samba enredo: História e arte, em parceria com Alberto Mussa, publicado pela Civilização Brasileira.

"

Características

Características Gerais

Autor
LOPES, NEI
SIMAS, LUIZ ANTONIO
Editora
CIVILIZACAO BRASILEI
ISBN
9788520012581
Ano Publicação
2015
Dimensões
23,00x15,50x1,80
Páginas
336
Acabamento
BROCHURA
Assunto
HISTORIA
LITERATURA NACIONAL
Idioma
Português
Biografia do autor
"

Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi compositor da Acadêmicos do Salgueiro e dirigente da Unidos de Vila Isabel. Autor e intérprete, ao lado de praticamente todos os grandes nomes do samba, desde a década de 1970 incursou também por outros caminhos musicais, em parcerias consagradas com Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Moacir Santos, entre outros. Escritor e ficcionista, tem obra fortemente lastreada na cultura e no universo do samba. Pela Civilização Brasileira, publicou Dicionário 
da antiguidade africana
.

 

Luiz Antonio Simas é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi consultor do acervo Música de Carnaval do MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – e jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do carnaval carioca. Tem diversos livros e artigo

Produtos Relacionados

Sem Avaliações

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!

Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.