Em Cena de um crime, o Nobel de Literatura, Patrick Modiano, explora os enigmas do tempo e da memória em um romance perturbador.
O período de memórias fugidias e acontecimentos obscuros narrado por Patrick Modiano em seus três aclamados romances semiautobiográficos — Primavera de cão, Remissão da pena e Flores da ruína — é retomado em Cena de um crime. O autor Nobel de Literatura revisita lugares e eventos de sua infância na rue du Docteur-Kurzenne, numa época marcada por mães substitutas, eventos misteriosos e um roubo infame jamais solucionado pela polícia.
Neste livro, Modiano evoca o desdobrar daqueles anos. Jean Bosmans, agora com vinte e poucos anos, se vê em uma série de coincidências perturbadoras que envolvem uma mulher elusiva, a casa onde passou parte de sua infância e um grupo de personagens que lhe parecem excessivamente interessados em seu passado, por motivos que ele é incapaz de compreender. Conforme atravessa os ecos da memória, passado e presente se entrelaçam cada vez mais, formando uma teia que abrange meio século de sua vida.
Com o suspense de um romance policial, Cena de um crime aos poucos remove as camadas do tempo e do esquecimento para revelar os legados aterrorizantes, ameaçadores e trágicos do que se pensa que se sabe da própria vida.
“Modiano, com sua escrita repleta de elisões e pausas silenciosas, é um mestre em criar uma atmosfera. Sua Paris é incandescente com uma ameaça noir, um palimpsesto perfeito para as memórias de Bosmans.” - New York Times Book Review