Qual foi a última vez que você passou mais de uma hora (acordado) sem checar o celular? Agora mesmo, enquanto lê estas linhas, o seu celular está ao alcance das suas mãos?
Pois é. De maravilha tecnológica o celular passou rapidamente a aparelho onipresente – e onisciente – em nossa vida. Nossos telefones tudo podem, tudo sabem, tudo veem. E nós não conseguimos mais viver sem eles.
Como foi que isso aconteceu? E, mais importante: por que devemos nos preocupar com isso?
Em Celular, doce lar, Rosana Hermann – jornalista, escritora, roteirista, apresentadora e blogueira pioneira – explica tudo isso.
Com muito humor, histórias divertidas e dados das mais recentes pesquisas da psicologia comportamental e da neurociência, ela nos convida a discutir a nossa relação com o celular. E ainda sugere alternativas de detox digital para combater o vício e a dependência desses aparelhos cada vez mais sedutores.
Com prefácio de Fábio Porchat e quadrinhos de André Dahmer, inclui depoimentos de Luciano Huck, Camila Pitanga, Milton Jung, Leo Jaime, Rafinha Bastos, Raony Phillips e outros, contando histórias curiosas sobre celular.
SOBRE O AUTOR: Rosana Hermann é bacharel em Física pela USP com pós-graduação em Física Nuclear. Jornalista, escritora e roteirista de TV desde os anos 1980, escreveu programas infantis para a TV Cultura (Revistinha, X-Tudo, Glub Glub), humor e variedades para a Rede Globo (Xuxa, Faustão, Sai de Baixo), SBT (Viva a Noite), Multishow (Vai que Cola, Tudo pela Audiência), Rede TV (Pânico na TV), Record (Programa do Porchat) e Rádio Jovem Pan (Boi na Linha, Djalma Jorge). Apresentou o Fala Brasil, na Record, e o Atualíssima, na Band. É coapresentadora do Porta Afora, com Fábio Porchat, no canal Porta dos Fundos, no YouTube. Ama a internet e quer protegê-la, e mantém seu blog Querido Leitor desde 1999. Mora no Twitter (@rosana), faz tricô e é meia maratonista amadora. Atualmente é redatora criativa da Rádio Globo FM e desenvolvedora de formatos para a premiada produtora Floresta.