x
Oficio de professor, o - historia, perspectivas e
R$ 118,75
Descrição do produto
Depois de circunscrever a noção de "crise do ensino" e analisar um conjunto de fenômenos que contribui para isso, Lessard e Tardif propõem que se encare o futuro da profissão docente a partir de três cenários de evolução: a restauração do modelo canônico do ensino dispensador de uma cultura escolar e agente de seleção de uma elite socialmente determinada; a tomada de controle da escola por empreendedores tecnófilos; e a organização docente e profissional. Este último cenário parece aos autores mais promissor.
SOBRE O AUTOR:
Agnès Van Zanten é diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de Recherche Scientifique – França). Trabalha no Observatório Sociológico da Mudança, que
é um centro de pesquisas da Fundação Nacional das Ciências Políticas e ensina no
Instituto de Estudos Políticos. Dirige o grupo de pesquisa internacional “Réseau
d’Analyse Pluridisciplinaire des Politiques Éducatives” e anima, com Christine
Musselin, um polo de pesquisas sobre o ensino superior. Seus principais centros de
interesse em matéria de pesquisa dizem respeito à escolarização das crianças de
meios imigrantes desfavorecidos, às dinâmicas organizacionais e profissionais nos
estabelecimentos de ensino, à ação pública educativa em escala local, aos métodos
de pesquisa qualitativa e às comparações internacionais. Prepara uma obra de síntese sobre as políticas de educação e participa de um projeto comparativo europeu sobre a evolução dos modos de regulação dos sistemas educativos e seu impacto sobre
o aumento ou a redução das desigualdades. Publicou vários trabalhos de síntese em
sociologia da educação, notadamente Sociologie de l’école, com M. Duru-Bellat
(Paris: Armand Colin, 1999) e L’école – État des savoirs (Paris: La Découverte,
2000). Entre suas obras de pesquisa mais recentes podemos citar L’école de la périphérie – Scolarité et ségrégation en banlieue (Paris: PUF, 2001) e Quand l’école
se mobilise – Dynamiques professionnelles dans les établissements d’enseignement
(Paris: La Dispute, 2002). Também escreveu muitos artigos de síntese e de pesquisa
na Revue Française de Pédagogie, Les Annales de la Recherche Urbaine, Éducation et Sociétés, Journal of Education Policy.
Características
Características Gerais
- Autor
- TARDIF, MAURICE
LESSARD, CLAUDE - Editora
- VOZES (CTBA)
- ISBN
- 9788532636003
- Ano Publicação
- 2014
- Dimensões
- 23,00x16,00x1,50
- Páginas
- 328
- Acabamento
- BROCHURA
- Assunto
- EDUCACAO
- Idioma
- Português
- Biografia do autor
- Agnès Van Zanten é diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de Recherche Scientifique – França). Trabalha no Observatório Sociológico da Mudança, que é um centro de pesquisas da Fundação Nacional das Ciências Políticas e ensina no Instituto de Estudos Políticos. Dirige o grupo de pesquisa internacional “Réseau d’Analyse Pluridisciplinaire des Politiques Éducatives” e anima, com Christine Musselin, um polo de pesquisas sobre o ensino superior. Seus principais centros de interesse em matéria de pesquisa dizem respeito à escolarização das crianças de meios imigrantes desfavorecidos, às dinâmicas organizacionais e profissionais nos estabelecimentos de ensino, à ação pública educativa em escala local, aos métodos de pesquisa qualitativa e às comparações internacionais. Prepara uma obra de síntese sobre as políticas de educação e participa de um projeto comparativo europeu sobre a evoluç
Produtos Relacionados
Seja a primeira pessoa a avaliar este produto!
Sua avaliação vai ajudar muitas pessoas que desejam saber mais detalhes deste item. Em 2 minutinhos você consegue descrever e mostrar fotos do produto!